"PARA QUE TUDO NÃO SE DESMANCHE NO AR"

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Curiosidades de Porto Belo


Para refletir:
Tente advinhar em que momento da história de Porto Belo este texto foi escrito?
“... São inúmeras as públicas necessidades, pois tudo está em um estado moribundo, as pontes estão a desabar em mau estado, a carestia definha a pobreza, os ricos menosprezam as leis, a instrução pública da mocidade abandonada, tão somente entregue aos que se locupletam com os ordenados, em suma, as igrejas sem nenhum andamento, carecendo de urgentes e grandes reparos, ao menos para se irem conservando, as freguesias deste termo (Camboriú e Itajaí) sem terem alinhamentos ou ornamentos, de forma que cada um edifica no lugar que quer e pela forma que lhe convém, em Itajaí até já tem tomado as ruas e praças ...”

Trata-se de trecho retirado de Carta do Presidente da Câmara de Porto Belo ao Presidente da Província de Santa Catarina em 01.02.1859. Encontra-se no Arquivo Público de Florianópolis. Citado por KOHL, Dieter Hans Bruno. Porto Belo: sua história sua gente. 2ed. Blumenau, Editora Odorizzi. 2001.. 2ed. p.117

Qualquer semelhança é mera coincidência!
Esta carta foi escrita meses antes do nascimento dos Municípios de Itajaí e Tijucas, territórios até então pertencentes a Porto Belo. Neste momento, em 1859, ou seja, a exatos 152 anos, Porto Belo perdia a qualidade de Município, desaparecendo do mapa, voltando a ser Município 35 anos após, em 1895.
Não podemos negar que a história nos ensina. Porém, a história só ensina aqueles que com ela querem aprender!

SERTÃO DO VALONGO

O tempo passa...tanta coisa para aprender,conhecer.....eu aqui parada....

Um sonho....estar lá....ouvindo...sentindo...vivendo...

Feche os olhos ..... e ..... dance....