"PARA QUE TUDO NÃO SE DESMANCHE NO AR"

sábado, 10 de dezembro de 2011

PORTO BELO / FATOS E LENDAS

Bruxas 

 Muitas pessoas afirmam já tê-las visto, e que ao serem avistadas, transformavam-se em passarinhos, borboletas, etc. Antigamente, quando um recém nascido começava a emagrecer e definhar até a morte, principalmente os que ainda não haviam sido batizados, acreditava-se em "doença da bruxa". Os pais, ao colocarem o caixão da criança atravessado na porta da casa, a primeira mulher que aparecesse seria a bruxa, vindo mais uma vez buscar a vida de uma criança, para assim manter-se eternamente jovem. Em função da crendice era costume proteger as crianças dando-lhes remédios à base de alho e colocando tesouras abertas embaixo dos seus travesseiros.
A sétima filha de um casal,certamente seria bruxa.
   
   Conta minha mãe,que quando era moça,um dos cavalos de seu pai amanhecia por várias vezes com a crina cheia de trancinhas,todas bem finas e bem feitas.

   Se você não quer a visita de uma bruxa em sua casa,basta deixar uma gaveta um pouco aberta.Em casa que tem gaveta aberta,bruxa não entra,crendice popular.

PORTO BELO / FATOS E LENDAS

A BELA MOÇA 

    Dona Erondina (popularmente chamada de Dona Aronda) conta que quando moça, ela e uma amiga de nome Brígida, foram buscar água na cachoeira, e ao chegarem, depararam-se com uma visagem, como costumavam falar. A tal visão, era uma linda moça que trazia em suas mãos uma flor de espantosa beleza. Dona Aronda, curiosa, ao tentar pegar a flor, foi repreendida por sua amiga que lembrou tratar-se de uma visagem, e que de acordo com os antigos, a bela moça tomaria o lugar de quem pegasse ou tocasse na flor. Assustadas, as duas deixaram o local e a visagem para trás.

PRAIA DA TAINHA EM CANTO GRANDE

Praia da Tainha em Canto Grande - Bombinhas
Uma das poucas praias que ainda mantém a pesca da tainha de forma artesanal.



SERTÃO DO VALONGO

O tempo passa...tanta coisa para aprender,conhecer.....eu aqui parada....

Um sonho....estar lá....ouvindo...sentindo...vivendo...

Feche os olhos ..... e ..... dance....