"PARA QUE TUDO NÃO SE DESMANCHE NO AR"

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PORTO BELO / FATOS E LENDAS

PIRATAS,NAUFRÁGIOS E TESOUROS


   Inúmeros devem ter sido os piratas e corsários que passaram por estas águas calmas e protegidas, a procura de abrigos naturais, mas são poucos os registros oficiais. Um desses fatos remonta a 1591, quando o sanguinário Thomas Cavendish de origem inglesa, esteve por aqui de passagem, após saquear a cidade de Santos. Outro episódio data da década de 1850, quando houvera grande movimentação de navios piratas, corsários e negreiros na região. 
   Já os naufrágios não foram raros, com algumas embarcações de grande porte, tais como o patacho português Flor do Porto (1885 - entre a Ilha do Arvoredo e a Ilha do Macuco); o vapor brasileiro Orion (1912 - Ilha do Macuco); o navio de passageiros O Rio (1926 - Ilha do Macuco) e o cargueiro Lili (1957 - Ilha das Galés). Este último, com importante acervo histórico, recuperado e exposto no Museu e Aquário Marinho do CEMAR em Bombinhas.
   Todo esse passado motivou a população local a contar estórias e lendas sobre tesouros, como o caso do navio espanhol, que no início do século XIX realizou um desembarque e sepultamento na Praia do Cantinho, Praia da Sepultura. Tempos depois teria retornado para buscar o caixão, que segundo contam, ao invés de conter um cadáver, estava repleto de moedas de ouro e prata e de pedras preciosas.

PORTO BELO / FATOS E LENDAS

                                          A Cruz da Praia de Fora (Quatro Ilhas)


    Dizem que dois homens após terem encontrado uma cruz na praia de Quatro Ilhas ficaram tão impressionados que resolveram fincá-la no mesmo local onde a acharam. Segundo os moradores e pescadores daquela região, após esse acontecimento, realizaram um lance (pesca) de tainhas jamais visto tal a abundância. Desde então, todos os anos, no dia 3 de maio, alguns pescadores adornam a cruz com flores e fazem pequenas preces, para que haja sempre a mesma fartura na pesca da tainha. Com o passar do tempo, a cruz de madeira foi se deteriorando, sendo substituída por uma cruz de concreto.



PORTO BELO / FATOS E LENDAS

FANTASMA DA IGREJA DE BOMBINHAS

   Igreja assombrada!!!!!!!!!!
   Cruz credo....
   Contam os antigos que todo mês de janeiro era um mês assombrado para o povo de Porto Belo.Quem descia o morro do cemitério e Bombinhas a noite,podia ouvir os gemidos das almas penadas:
-Ai,ai,ai...
   Certo dia a noite,dois homens que volvam para casa,tinham que passar pelo caminho da igrejinha ao lado do cemitério,porém estavam com medo e caminhavam ligeiramente conversando:
- Tô com medo cumpadre,acho melho nós vorta.
-Vamo embora cumpadre.
De repente ouviram uma voz
- Ai,ai,ai...
- Corre cumpadre que é o fantasma,tá penando..
Os dois voltaram e sem perceber esbarraram no seu Chico Mafra,que disse;
-Que susto me deram!
- É o fantasma seu Chico,que nos pega,corre.
- Seus medrosos,eu não ouvi nada.
A voz novamente foi ouvida.
- Ai,ai,ai
Os dois saíram em disparada.Seu Chico,homem valente gritou:
-Pera aí seus medrosos,deixa que eu mostro o fantasma pra vocês.
Assustados,voltaram e com seu Chico  viram o fantasma.

Mas, isso é uma outra história.....

PORTO BELO / FATOS E LENDAS

FANTASMA DO PADRE  - CONTINUAÇÃO

   O fantasma do Padre continuou a assombrar a ilha e sua história durou por mais de 70 anos.Como nada é eterno,com o passar dos anos,descobriu-se através de uma conversa com uma senhora,que o fantasma era sua neta e o namorado que iam de bateira namorar sossegados na ilha.Como eram proibidos pelas famílias de namorar,encontravam-se de noite na praia da ilha.Para que não fossem descobertos,toda vez que alguém chegava perto da ilha,eles assustavam.
   Não era fantasma,muito menos padre,era somente um grande amor proibido.

SERTÃO DO VALONGO

O tempo passa...tanta coisa para aprender,conhecer.....eu aqui parada....

Um sonho....estar lá....ouvindo...sentindo...vivendo...

Feche os olhos ..... e ..... dance....