"PARA QUE TUDO NÃO SE DESMANCHE NO AR"

domingo, 28 de novembro de 2010

ESCOLA B.M. PROFA. NAIR REBELO DOS SANTOS
PROFESSORA:MÁRCIA REGINA DA SILVA PINHEIRO
TURMA: 5.º ANO



XADREZ NA ESCOLA




PORTO BELO,MARÇO DE 2010


SUMÁRIO




 JUSTIFICATIVA

 OBJETIVOS:

o GERAL
o ESPECIFICOS


 DESENVOLVIMENTO;


o A ORIGEM DO XADREZ
o POR QUE ENSINAR XADREZ NA ESCOLA?
o O JOGO DO XADREZ
o QUADRO COMPARATIVO
o PÚBLICO ALVO
o TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO
o RECURSOS UTILIZADOS



 PROGRAMA ANUAL

 CONCLUSÃO





 BIBLIOGRAFIA




1 - JUSTIFICATIVA


Esse projeto de xadrez na escola justifica sua existência por estar demonstrando que o xadrez:


 É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.
 Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
 Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
 Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
 Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.
 Proporciona prazer em seu estudo e prática.
 Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
 Devido às suas múltiplas virtudes, contribui para a formação de melhores cidadãos.



2 - OBJETIVO GERAL DO PROJETO

• Proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas, democratizando este jogo arte ciência popularizando-o na escola.


3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Dar oportunidade aos alunos praticantes do xadrez de ter um local e material necessário para evoluir na sua aprendizagem.
• Desenvolver no estudante uma atitude favorável em relação ao xadrez que permita apreciá-lo como elemento gerador de cultura.
• Desenvolver no estudante sua capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
• Garantir ao aluno a aquisição de conhecimento, habilidades e destrezas básicas necessárias para incorporação em sua vida ativa.
• Permitir ao aluno estabelecer vínculos entre os conhecimentos e experiências enxadrísticas e a vida cotidiana, individual e social.
• Favorecer a assimilação das características do xadrez que contribuam com o harmonioso desenvolvimento intelectual, moral e ético da personalidade e que propiciem sua autonomia cognitiva e sua capacidade de raciocínio.
• Priorizar a resolução de problemas. O aprendizado orientado à resolução de problemas propiciará ao aluno a oportunidade de analisar, avaliar e propor alternativas de solução às situações da vida diária.
• Contribuir para a elevação da auto-estima.
• Favorecer o desenvolvimento da linguagem enxadrística e sua habilidade de argumentação.
• Resgatar, para seu uso pedagógico, o aspecto lúdico desta disciplina.
• Tomar em conta de maneira equilibrada as diferenças individuais.


4 - A ORIGEM DO XADREZ

A origem do xadrez é certamente o maior mistério existente no mundo. Atribui tanto a origem do xadrez ao Rei Salomão quanto aos sábios mandarins contemporâneos de Confúcio. Mas outras pessoas também atribuem a origem do xadrez aos Egípcios.
O documento mais antigo, sobre o jogo do xadrez, é provavelmente a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogando xadrez, ou algo semelhante, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.
Segundo alguns historiadores do mais autorizados, que se dedicaram ao assunto, parece que seu berço foi a Índia, aonde teria surgido por volta do século V ou VI de nossa era, derivado de antiqüíssimo jogo hindu que é conhecido por "Chaturanga", isto é 4 lados. Daí teria passado à Pérsia aonde foi buscar o mundo islâmico, que por sua vez o transmitira à Europa por duas vias distintas: Segundo uns, pela invasão muçulmana da Península Ibérica, e segundo outros, durante seu confronto Ocidente-Oriente quando da Primeira Cruzada.
No Brasil, o jogo existe desde 1808, quando D. João VI ofereceu a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, um exemplar do primeiro trabalho impresso sobre a matéria, de Autoria de Lucena.


5POR QUE ENSINAR XADREZ NA ESCOLA ?

Em diversos países do mundo (Rússia, França, Inglaterra, Argentina, Cuba, Espanha, México, Brasil e Venezuela, entre outros), tem se iniciado projetos de xadrez nas escolas com base em pesquisas educacionais e sociológicas que atribuem ao jogo de xadrez uma série de importantes benefícios, vantagens ou virtudes que recomendam sua ampla difusão nos diferentes meios escolares.
Os Jogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo da criança. Inúmeras teorias dissertam sobre a importância das atividades lúdicas para um amadurecimento saudável. A prática dos jogos auxiliam desde a percepção de representações exteriores até a integração social e a organização do pensamento, sendo, portanto, fundamentais na formação do caráter.
O jogo de Xadrez especificamente exercita diversas características, como raciocínio lógico, concentração, pensamento analítico, autonomia e autoconfiança.
Podemos identificar os diversos benefícios de sua prática desde quando a criança passa a conhecer e a exercitar o domínio do tabuleiro, o que resulta em ganhos para sua noção espaço-dimensional. Depois do tabuleiro são apresentadas as peças, cada qual com suas características físicas, seus movimentos e papel no jogo, auxiliando o desenvolvimento da memória e da concentração. O desenvolvimento da partida, com a integração das peças e os cálculos das jogadas exercitam o raciocínio lógico e imaginação, assim como a escolha do próximo lance valoriza sua iniciativa e autonomia.

Faz parte do jogo também o outro jogador e o contato com ele é, portanto indispensável. Nesse contato a criança se integra, conhecer e reconhecer outros pontos de vista.


6 - O JOGO DE XADREZ

O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.

O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, é um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o xadrez desempenha um papel social por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que "derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso". O xadrez é capaz de mostrar conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.

O raciocínio lógico e a capacidade de calculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente notável em casos de Física e matemática.

Algumas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo/esporte sobre seus praticantes.

Por exemplo, há mais de cem anos, Binet (1891) foi o primeiro que começou a estabelecer relações entre o xadrez e sua influência sobre aspectos da mente tais como: inteligência, concentração, imaginação e memória.

Rank (1974), trabalhando com dois grupos de estudantes, um que estudava o xadrez e outro sem instrução enxadrística, demonstrou que o grupo que estudava o xadrez em cursos dirigidos apresentava uma performance melhor tanto na parte de cálculos como na parte verbal.

Por exemplo, Stephenson (1979), trabalhando com programas intensivo de xadrez provou o aumento do rendimento escolar nas atitudes, esforço, concentração e auto-estima em, pelo menos, 50% de seus estudantes.

Browm (1981), afirma que a difusão do xadrez no meio escolar contribui, não somente para se exercitar as qualidades pessoais de cada indivíduo como também ajuda a superar problemas de convívio em grupo e de conduta.

Nesse mesmo ano, Cristiansem, trabalhando com programas de xadrez para crianças de 10 e 11 anos demonstrou que este influenciava positivamente o rendimento geral de seus alunos.

Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:
1. A atenção e concentração;
2. O julgamento e o planejamento;
3. A imaginação e a antecipação;
4. A memória;
5. A vontade de vencer, a paciência e o auto-controle;
6. O espírito de decisão e a coragem;
7. A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8. A criatividade;
9. A inteligência;
10.A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas
estrangeiras.


E, além disso, aprender que as peças no xadrez não têm valores absolutos, que se deve controlar as posições das demais peças, tanto as próprias como as do adversário, para armar uma estratégia. Ter a percepção de flexibilidade e reversibilidade do pensamento que ordena o jogo.

Quantas vezes podemos notar crianças, por exemplo, ao não entenderem o que o enunciado do problema lhe diz. Não sabem solucioná-lo, aprendem fórmulas de memória, quando encontram textos diferentes não acham a resposta correta.

Devemos conseguir que as crianças e jovens encontrem seus próprios sistema de ação e para isso teremos que evitar, sempre que possível, as soluções mecanizadas.

.
Trata-se de um instrumento de grande relevância para divulgar e difundir o xadrez, tornando-o popular e objeto de estudo para ser admirado, praticado e construir uma disciplina opcional ou curricular obrigatória nas escolas.

A idéia é que em uma época em que os conhecimentos se ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera, a melhor ferramenta que a criança pode obter em sua escolaridade é um PENSAMENTO ORGANIZADO, utilizando para isso o xadrez como recurso.



7 -QUADRO COMPARATIVO DAS CARACTERÍSTICAS DO XADREZ E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS

CARACTERÍSTICAS DO XADREZ

IMPLICAÇÕES NOS ASPECTOS EDUCACIONAIS E DE FORMAÇÃO DO CARÁTER
Concentração enquanto imóvel na cadeira Desenvolvimento do autocontrole psico-físico

Fornecer um número de movimentos num determinado tempo
Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível

Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo

Encontrar um lance, a procura de outro melhor
Empenho no progresso contínuo

De uma posição a principio igual, direcionar a uma conclusão brilhante(combinação)

Criatividade e imaginação

O resultado indica quem tinha melhor plano
Respeito à opinião do interlocutor

Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia


Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior devendo apresentar o seguinte
Capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto-consistência e fluidez de raciocínio.



8 - PÚBLICO ALVO:

• Alunos, do 5.º Ano 01 da E.B.M. Prof.Nair Rebelo dos Santos


9 –TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO

Todo ano letivo

10 - RECURSOS MATERIAL



12 JOGOS DE XADREZ
Garrafas pet 2 litros
EVA




11 -PROGRAMA ANUAL


1 - Histórico.

2 - Objetivo pedagógico do jogo.

3 - O tabuleiro;
Divisão
Nomenclatura das casas

4 - As peças;
Nome das peças e suas posições no tabuleiro
As peças e seus movimentos
O valor das peças
Os três movimentos especiais
O deslocamento das peças no tabuleiro nas suas diversas direções
Como eliminar as peças adversárias

5 - O xeque e o xeque-mate;

Objetivo principal do jogo ( o xeque-mate )



6- A ética enxadrística;

Normas de conduta esportiva
Hábitos nocivos ao desenvolvimento do jogo
Coordenação motora no manuseio das peças.


7 - O jogo de xadrez;

Noções básicas do jogo de xadrez
Como iniciar uma partida
Abertura, jogo médio e final
Planos de jogo
Técnicas enxadristicas
Saída com as brancas e com as pretas


8 – Xadrez com material reciclável

Em duplas,os alunos deverão

8 – Semana do xadrez na escola (agosto)

Durante o recreio,os alunos deverão ensinar o jogo aos demais alunos da escola.


9 – Xadrez vivo (novembro)

Apresentação dos alunos no jogo como peças.Dois alunos serão os jogadores e os demais serão as peças.


12 - CONCLUSÃO:

O xadrez caracteriza‐se como sendo mais um método que um conteúdo, uma metodologia alternativa – uma construção de caráter emancipador – capaz de potencializar o aprendiz de forma a investir‐lhe de força, relacionada a sua capacidade de análise e de, a partir da realidade e das condições existentes, prever acontecimentos e traçar “caminhos” que permitam atingir certos objetivos. Por isso o xadrez merece credito, porque ensina o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade que se apresenta..

" Depois de anos pesquisando o desenvolvimento da concentração em crianças e adolescentes posso afirmar que o progresso mais acentuado coincide-se com o começo da prática do xadrez, o qual influe, sem dúvida, na mentalidade deles".
KROGIUS, N. V. La psicologia em ajedrez.



13 -BIBLIOGRAFIA



FISCHER, J. Como é fácil aprender xadrez- Porto Alegre - Rigel, 1991
REMFELD, Fred. Xeque-mate - o raciocínio em xeque - São Paulo, 1973
CORTEZ, Cleandro. Projeto curso básico de xadrez - Açu-Rn, apostilha, 2002

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SERTÃO DO VALONGO

O tempo passa...tanta coisa para aprender,conhecer.....eu aqui parada....

Um sonho....estar lá....ouvindo...sentindo...vivendo...

Feche os olhos ..... e ..... dance....