"PARA QUE TUDO NÃO SE DESMANCHE NO AR"

quarta-feira, 18 de maio de 2011

GENTE NOSSA - PORTO BELO

GETULINA SAMAGAIA

   Do tempo em que o caderno era uma lousa pequena que todos tinham que carregar debaixo do braço e que cada atividade era feita e apagada,guardada na memória,Porto Belo teve sua primeira normalista,Dona Getulina.
   Inteligente,estudiosa,tirou o terceiro lugar no colégio em Florianópolis,uma admiração para a época.Diretora da E.E.B.Tiradentes ,muitas foram as vezes em que não contendo-se em ensinar na escola,onde todos estudavam numa sala só,saia de casa em casa à passar seus ensinamentos.
   Desde o falecimento do pai,dedicou-se aos cuidados com os irmãos e sobrinhos,não chegando a casar.No tempo em que mulher tinha que ser submissa,sem instrução,devendo somente cumprir com os deveres do lar,uma mulher inteligente e determinada ,talvez não fosse vista como boa candidata a esposa.
   Amante da natureza e dos animais,adorava gatos e sempre era vista debruçada na janela,da antiga casa de madeira,rodeada por eles a espera de um afago carinhoso.Muitas gerações aprenderam a ler,escrever e a respeitar a natureza e os animais,através desta determinada mulher que não preocupou-se com os preconceitos da época e soube mostrar seu valor.
   Viva Dona Getulina !!!!!

(Entrevistada: Sra Alaíde Samagaia,sobrinha)

0 comentários:

Postar um comentário

SERTÃO DO VALONGO

O tempo passa...tanta coisa para aprender,conhecer.....eu aqui parada....

Um sonho....estar lá....ouvindo...sentindo...vivendo...

Feche os olhos ..... e ..... dance....