"PARA QUE TUDO NÃO SE DESMANCHE NO AR"

domingo, 26 de agosto de 2012

Porto Belo


História



Porto Belo é uma cidade simples, o centro do município é considerado histórico e ainda hoje é dividido em quadras, à pedido do governo português quando colonizaram a cidade. Com grandes características de colônia de pescadores, Porto Belo ainda tem como principal fonte econômica a pesca e o turismo.
A história da pequena e encantadora cidade começa logo após o descobrimento do Brasil. Os portugueses passaram por aqui muitas vezes para tentar colonizar e ocupar estas terras, na época chamada de “Enseada das Garoupas”. Os relatos das visitas eram sempre os mesmos “pobres em minas de ouro, as serras são muito próximas do mar, sendo suas terras alagadiças e impróprias para a agricultura”. Mas eles também descreviam o que Porto Belo pode considerar seu grande tesouro até hoje, a existência de águas tranquilas onde os navios poderiam se abrigar das tempestades em total segurança.
A primeira tentativa de ocupação aconteceu em 1703 com a vinda do português Domingos de Oliveira Rosa em busca de ouro. Como as jazidas eram poucas ele logo desistiu.
Quando o assunto é a ocupação destas terras e como se deu a colonização, o assunto são os 60 casais enviados pelo Governo Português no século de XVIII. Os casais vieram do Arquipélago dos Açores com a promessa de uma vida melhor nas terras brasileiras. O crescimento deste povoado foi lento e difícil dado às dificuldades com o clima, com os ataques de Espanhóis e por estar longe do centro administrativo da capitania.
Em 1818, o povoado foi elevado à condição de colônia com o nome de Nova Ericeira. Mais uma vez foram trazidas 101 pessoas, agora de Ericeira -  Portugal, para darem início à atividade pesqueira na região.
O nome, “Nova Ericeira” não chegou a se consolidar e continuou a chamar-se Enseada das Garoupas até 18 de Dezembro de 1824, quando se passou a denominar-se Vila de Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo.
Em 13 de Outubro de 1832 elevou-se a categoria de município e teve sua instalação em 7 de Julho de 1837.

0 comentários:

Postar um comentário

SERTÃO DO VALONGO

O tempo passa...tanta coisa para aprender,conhecer.....eu aqui parada....

Um sonho....estar lá....ouvindo...sentindo...vivendo...

Feche os olhos ..... e ..... dance....