"PARA QUE TUDO NÃO SE DESMANCHE NO AR"

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

TIA SANTA - A PARTEIRA

MEMÓRIAS DA TIA SANTA

Pessoas e costumes do lugar onde fui criada - Porto Belo

TIA GERMANA - A PARTEIRA

Diz o provérbio: “Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso”. 
Nossa vida era cercada por pessoas pobres e na grande maioria analfabetos, mas nossa amizade era muito grande. O lema era um por todos e todos por um.
Naquele tempo não existia recurso nenhum, médico nem se falava! Somente Dr. Menescal, em Itajaí, para grandes emergências. E como as mães pariam? Não havia cesariana, entretanto, Tia Germana estava lá. O pessoal da minha geração, lá em Porto Belo veio ao mundo por suas mãos.
Era uma mulata já com idade avançada que usava saia franzida na cintura, blusa aberta com mangas meio braço, e na cabeça um lenço amarrado. Não era turbante, era com a ponta solta para trás. Meus irmãos e eu chamávamos de Tia. Todos nós vimos à luz do mundo pelas mãos dela. Acho que Tia Germana era mais respeitada que os médicos de hoje. Quando uma mulher sentia dores de parto, ou arrebentava a bolsa, lá iam os maridos alugar uma carroça para levar a parteira, pois ela é quem ajudava a parir. Eram estes os termos usados na época.
O primeiro ato era correr com as crianças da casa. Preparava água fervendo, pedia algumas toalhas, uma bacia e começava o trabalho do parto. Estou comentando o que eu escutava, mas nunca vi nada, tudo era escondido das crianças e dos adolescentes.
Os familiares só se alegravam quando ouviam o choro do bebê. Este era embrulhado em pedaços de lençóis velhos por que não havia fraldas. As mães ficavam de resguarde por 40 dias e só comiam galinha cozida feita em um bom caldo. Lavar cabeça, nem pensar! Só no 41º. dias após o parto.
Tia Germana nunca me saiu da memória, depois de setenta e tantos anos estou a escrever as histórias de Tia Germana, a Parteira.

0 comentários:

Postar um comentário

SERTÃO DO VALONGO

O tempo passa...tanta coisa para aprender,conhecer.....eu aqui parada....

Um sonho....estar lá....ouvindo...sentindo...vivendo...

Feche os olhos ..... e ..... dance....